Já ficou perdido no Valorant? Neste artigo iremos listar os termos e gírias mais comuns no Valorant. Se você é iniciante ou não, esse dicionário é para você aprender tudo.
Fala galera! Eu sou a Reyna e jogo Valorant desde o beta, onde alcancei rapidamente o Radiante. Desde então me mantenho no rank mais alto e hoje eu to aqui invadindo o blog da GGMAX para ajudar a rapaziada do nosso querido vava.
Se você é iniciante no Valorant e fica perdido com os termos, expressões e gírias que outros jogadores ou que seus amigos falam durante a partida esse artigo vai resolver todos os seus problemas! Neste artigo de hoje, venho trazer os significados de alguns dos termos mais usados no Valorant, os quais acredito que irão ajudar muitos jogadores novatos e até players que já jogam e podem desconhecer alguns termos. Confira logo abaixo o nosso Dicionário de Valorant:
Gerais
Kill: Abate.
Assist: Assistências.
Bomb: Local do spikesite; Onde se planta a spike.
CT: Defensores. Termo originado no CS. Pode significar base defensora também.
TR: Atacantes. Termo originado no CS. Pode significar base atacante também.
Ace: Quando um jogador elimina os 5 adversários na mesma rodada.
Clutch: Conseguir vencer a rodada estando em desvantagem numérica.
Ace da equipe: Cada jogador elimina 1 adversário na rodada.
Plantar: Armar a Spike.
Plant: Ato de armar a spike. "Vou parar o plant" significa que vão parar o armamento da spike.
Walk/Shift: Caminhar sem fazer barulho ou “andar no xiu”.
Reload: Recarregar a arma.
Bait: Fazer uma armadilha ou usar algo de isca; Usar seus companheiros de isca.
Baiter: Aquele que usa seus companheiros de isca e espera eles morrerem para assim pegar kills.
HS/Headshot: Matar com tiro na cabeça.
Tap: Tiros únicos. Normalmente buscam a cabeça.
Burst: Modo de atirar em rajadas.
Spray: Atirar continuamente.
Pinar: Errar os tiros. (Famosa desenhada).
Strafe: Movimentação para baitar tiros ou pegar informação.
Peekar: Abrir em algum lugar para matar.
Trade: Realizar a vingança de um aliado em um espaço curto de tempo.
FB/Firstblood: O primeiro abate da rodada.
Miado: Com pouca vida. Tomou muito dano.
Valorizar: Não morrer e manter a vantagem numérica.
Varar: Atirar pela parede.
Clear/Cleanar: Limpar uma área.
Pixel: se refere a um ângulo ou posição muito específica, geralmente usada para descrever um local onde um jogador está segurando uma linha de visão extremamente estreita.
Prefire: Atirar antes de ver um inimigo, antecipando sua posição com base em informações ou padrões comuns.
OP: Abreviação de "Operator", um rifle de precisão de alto dano usado principalmente para eliminar inimigos à distância.
Cooldown: O tempo de espera necessário antes que uma habilidade possa ser usada novamente.
No-scope: Eliminar um inimigo com um rifle de precisão (como o Operator) sem usar a mira.
Flank: Atacar os inimigos pelos lados ou por trás, evitando uma abordagem direta.
Off-angle: Uma posição inesperada ou incomum que um jogador pode adotar para surpreender os inimigos.
Defusar: Desativar a Spike (bomba) após ser plantada pelo time inimigo.
Habilidades
Smoke: As fumaças que tampam a visão.
Smokar: Usar a smoke.
Flashar/Bangar: Usar as habilidades que cegam.
Spot: Habilidades que revelam inimigos.
Ult: São as habilidades supremas de cada agente.
HE: As habilidades de granada.
Drone: As habilidades que limpam áreas
Stun: Habilidades que atordoam inimigos.
Rounds
Pistol: Rodada de pistolas, é a rodada que inicia cada metade da partida.
Eco: Round econômico, onde seu time prioriza guardar créditos para a próxima rodada.
Forçado: Round forçado é quando seu time opta por gastar os créditos mesmo que sejam poucos.
Meia compra: Round onde compram certos equipamentos, mas ainda assim priorizam guardar créditos.
Anti-eco: Rodada quando seu time sabe que está enfrentando uma equipe numa rodada de eco.
Armado: Rodada onde todos compram suas melhores armas.
Retake: É o momento de retomada do bomb.
AfterPlant: É a parte da rodada pós plant dos atacantes.
Tipos de Round
Calls: São as estrátegias de cada round.
Rush: Entrada rápida ao spikesite
Exec: Termo resumido de "Execução", que significa tentar a entrada em um spikesite, usando tudo o possível para tal.
Contato: Significa esperar que algum inimigo tenha visão de você. Rounds contato, por exemplo, são rounds onde o time faz silêncio e assim que o contato acontece (alguém é avistado) começa-se a execução.
Split: Diferente do exec, aqui os jogadores se dividem em dois caminhos para entrar no spikesite.
Hold: Segurar as posições para punir avanços.
Padrão: É um modo de jogar, espalhado pelo mapa, onde o time tenta negar informação, dominar espaço para tentar achar a melhor maneira de ganhar a rodada. As padrões mais comuns são 2-1-2, e 1-3-1.
Funções
Entry: Fazer o entry significa abrir o bomb para seu time.
EntryFragger: Aquele que abre o bomb pro time, normalmente os duelistas.
Lurker: Jogador que procura brechas na defesa inimiga, normalmente os sentinelas, e jogam do lado oposto ao seu time. Sinônimo de Flanco.
Suportes: Jogadores que auxiliam a entrada ao spikesite, como os Iniciadores e controladores.
Duelistas: Fazem o entry, buscam abates e espaço para sua equipe.
Outros
KD: Relação de Abates e mortes de cada jogador.
KDA/AMA: Relação de abates, mortes e assistências de cada jogador.
Sens: Sensibilidade.
Res: Resolução.
Mira: Retícula.
Pug: Jogador extra confiante que faz jogadas sem sentido apenas porque não se importa em perder.
Newba: Jogador novato ou ruim.
IGL: In-game leader. Quem passa as calls no time competitivo.
Smurf: Um jogador experiente que joga em uma conta de classificação mais baixa.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado! Não esqueça de conferir a categoria Valorant na GGMAX para adquirir contas, smurfs, serviços e aulas.